11° Aula - Revisão 23/11/2017

BITMAP


Existem duas técnicas bastante diferentes para a criação, armazenamento e processamento de imagens de computador: gráficos de bitmap e gráficos vetoriais.

Neste artigo, vamos explicar as diferenças entre os arquivos e a forma como seus conteúdos são analisados, já que este é um dos princípios mais importantes quando se trabalha com gráficos em computador.

Gráficos de bitmap (raster)

Os gráficos de bitmap são os tipos mais comuns e são compostos de pixels coloridos. Pixels são definidos como pequenos quadrados, de diferentes cores que, uma vez juntos, formam uma imagem.

Ilustrações bitmap podem ser, por exemplo, fotos de natureza. Essas imagens possuem transição de tons de forma sutil e muitas vezes são compostas por milhões de cores. A dificuldade em trabalhar com os gráficos bitmap é que, ao ampliá-los, ocorre a perda de definição e uma diminuição considerável na qualidade. Formatos de arquivos comuns de dados de imagem de bitmap incluem PSP, BMP, GIF, JPEG e PNG para o uso da Internet e TIFF para o uso de impressão.

Com a ampliação da imagem os pixels ficam evidentes
Com a ampliação da imagem os pixels ficam evidentes.

Os pixels também são utilizados para exibir imagens em monitores e suas dimensões de impressão são definidas pelo DPI (dots per inch).

Imagens preparadas para impressão comercial de alta qualidade são geralmente preparadas em 300 DPI para formatos até o A3. Já para imagens muito grandes (por exemplo, o formato A1) pode ser com aproximadamente 150 DPI. Não há necessidade de fechar arquivos com resolução superior a 300 DPI, já que uma resolução maior não ira proporcionar melhorias na qualidade de saída do impresso.

SEGUE VIDEO EXPLICATIVO: 


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ERP

O que é ERP?

ERP é um software de gestão empresarial que busca automatizar suas rotinas financeiras e gerenciais, permitindo que uma empresa gerencie sua operação automatizando seus processos produtivos, financeiros e gerenciais.

Através de um ERP, o gestor monitora os resultados da empresa, gerencia os custos de sua operação, prestação de serviços, histórico de clientes, receitas, e todas as demais rotinas de uma empresa.







Ponto central do ERP!


O ponto central deste software é um BANCO DE DADOS que suporta as mais diversas informações e funções que fazem parte dos setores que compõem uma empresa.


Ou seja, as informações de cada setor podem ser compartilhadas com outros setores para que assim, os dados sejam únicos e não existam duplicidades, por exemplo.


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BUSINESS INTELLIGENCE



  • O termo Business Intelligence (BI), inteligência de negócios, refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios.
  • É o conjunto de ferramentas, teorias, metodologias, processos, estruturas e tecnologias para auxiliar na transformação de uma grande quantidade de dados brutos em informações significativas e úteis para tomadas de decisões estratégicas.


  • BI é mais efetivo quando combinado a dados procedentes do mercado em que uma companhia opera (dados externos) com dados de fontes internas da companhia para os negócios, como dados financeiros ou operacionais (dados internos).


  • Quando os dados externos e internos são combinados, podem fornecer um cenário mais completo.  Na realidade, cria uma “inteligência” que não pode ser derivada por nenhum conjunto de dados.




  • Tudo começa com a coleção de dados, Data Warehousing (DW), a integração de dados de uma ou mais fontes. Assim, cria-se um repositório central de dados, um Data Warehouse: os armazéns de dados.
  • Com essa imensidão de dados aplica-se o Data Mining, a mineração desses dados. Explora-se grandes quantidades de dados à procura de padrões consistentes para detectar relacionamentos e novos subconjuntos de dados e extrair informações privilegiadas.
  • Análises (ANALYTICS) de minerações geram relatórios (REPORTING) detalhados para fortalecer o esclarecimento do cenário.







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ASCII

Resultado de imagem para ascii

ASCII é uma sigla para “American Standard Code for Information Interchange” (Código Padrão Norte-americado para Intercâmbio de Informações). 

Esse código foi proposto por Robert W. Bemer, visando padronizar os códigos para caracteres alfa-numéricos (letras, sinais, números e acentos). Assim seria possível que computadores de diferentes fabricantes conseguissem entender os códigos.


CRM

O que é CRM?

CRM são as iniciais de "Customer Relationship Management" (Gestão de Relacionamento com o Cliente). O termo se refere a um conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no cliente que, desde pequenas e médias, até grandes empresas, podem utilizar para gerenciar e analisar as interações com seus clientes, antecipar suas necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade e aumentar as vendas e a assertividade de suas campanhas de captação de novos clientes.

Segue video sobre CRM: 

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