10° Aula - 16/11/2017

Business Intelligence (BI)

Customer Lifecycle - Business Intelligence

O que é Business Intelligence?
O Business Intelligence (BI) oferece o apoio nas decisões de forma inteligente por meio de um processo de captação de dados. As informações são adquiridas de qualquer sistema e gravadas em um banco de dados modelado para o seu negócio. O conceito de Business Intelligence, também conhecido como Inteligência Empresarial, ganhou espaço na década de 1980, por fornecer o apoio necessário para a tomada de decisões estratégicas de forma inteligente em uma empresa.
Por meio da integração entre diferentes sistemas da organização, o Business Intelligence concentra as informações em um único local, chamado Data Warehouse. Desta forma, as métricas, mesmo vindo de diferentes fontes de dados, como sistemas ERP, CRM, planilhas ou até mesmo arquivos de texto, podem ser visualizadas em conjunto, ajudando na criação de indicadores empresarias muito mais eficientes.

                   webi universe connection

Como funciona o Business Intelligence?

Por meio de um processo de captação de dados, as informações são adquiridas de qualquer sistema e gravadas em um banco de dados especificamente modelado para o seu negócio.
Com essa modelagem, conhecida como Modelagem Dimensional, é possível trabalhar com uma grande massa de dados sem perda de performance.
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Benefícios do Business Intelligence

A aplicação do Business Intelligence possibilita que a organização faça uma gestão mais inteligente das suas informações. Entre os benefícios do BI estão a identificação de custos sobressalentes, a descoberta de oportunidades de negócios, relatórios acessíveis de dados, reações rápidas às demandas do mercado e otimização de preços.
Junto à acessibilidade de dados, as ferramentas de Business Intelligence auxiliam a empresa a quantificar o os relacionamentos com fornecedores e clientes. Outros benefícios são a percepção de insights e a otimização de processos de negócios por meio da análise dos indicadores.
As ferramentas de Business Intelligence auxiliam na organização e interpretação dos dados gerados pela empresa. Elas são customizadas para atender as necessidades da organização, apresentando diferentes indicadores e dashboards de dados. Esse conhecimento de mercado auxilia a implantar e gerenciar a ferramenta de BI, de maneira que ela represente da melhor maneira possível a realidade da empresa.

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O BI não existe apenas para captar a informação certa

Quando algumas empresas começam a usar ferramentas ou metodologias que envolvem Business Intelligence cometem um erro comum: acham que encontrarão apenas a informação certa ou o que está funcionando plenamente na empresa. É justamente para detectar o contrário que a ferramenta existe. É preciso encontrar o gargalo, o contraditório, a informação que não bate.
Quando as informações coletadas são as que você já conhece tem algo errado com a aplicação da metodologia. É preciso achar onde é possível melhorar: um fluxo informacional truncado, um processo interrompido, uma análise que não bate. Por meio do cruzamento de informações de diferentes bases de dados é possível conseguir esses dados e aplicação do BI começa a ficar mais útil. Mas, depois de detectadas as falhas, o que fazer?



A gestão de risco

Usar o Business Intelligence para conhecer e analisar o seu risco é muito importante para tomar decisões acertadas no seu negócio. Se você já conseguiu listar os seus principais riscos, é hora de verificar qual a probabilidade de eles acontecerem e, se acontecerem, qual o impacto disso para o seu negócio. Isso é fazer gestão de risco.
Liste os principais riscos relacionados à sua atividade dividindo-os por grandes áreas: risco para imagem/mercado, risco financeiro, risco jurídico, risco ocupacional e classificando em seguida, qual é a probabilidade e gravidade de eles acontecerem.
Por exemplo, se você trabalha em um grande hospital, pode ter um risco relacionado a área de mercado e imagem é: a veiculação de informações falsas na mídia, relacionadas aos níveis de infecção hospitalar da sua instituição. A probabilidade de isso acontecer é baixa, mas, caso aconteça, o impacto é gravíssimo para a instituição.
O risco foi identificado, agora é necessário listar ações preventivas e corretivas, caso o fato aconteça. As ações corretivas podem envolver uma correta verificação dos níveis de infecção hospitalar da instituição, por meio de auditorias internas; treinamentos constantes da equipe assistencial e a correta informação disponibilizada para pacientes e familiares.
Como medida corretiva, ou seja, depois que o risco de fato ocorrer, pode estar a veiculação de boletins oficiais atestando que a instituição cumpre os protocolos internacionais relacionados à infecção hospitalar, o que inclui a divulgação desses dados pelos menos no último ano.
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Os profissionais que trabalham com Business Intelligence

Essa é uma pergunta frequente, mas é importante saber que não existe um único profissional apto a lidar com BI. Uma série de profissionais podem atuar na área: analistas de TI, gerentes de RH, psicólogos, engenheiros e outros que sejam capacitados a colher as informações coletadas pelas diferentes bases de dados. Não basta produzir uma infinidade de dados se não haverá profissionais capacitados para fazer a correta coleta e análise.
É preciso deixar claro para a equipe que informações podem ser mineradas de uma massa enorme de dados, mas também é preciso estimulá-los a descobrir aquilo que os dados não mostram de forma óbvia. Quem trabalha com Business Intelligence deve treinar o olhar para enxergar além, é assim que nascem as melhores soluções.

Para saber mais sobre Business Intelligence Clique Aqui.

SEGUE VÍDEO EXPLICANDO:

Comentários

  1. Muitoooooo show esse post, parabéns, top..

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  2. Outro post JÁÁÁ? assunto muito interessante, vale a pena entrar nesse Blog....Boa rapaziada!

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